Liquidificador: mil e uma utilidades na cozinha

Liquidificador: mil e uma utilidades na cozinha

Liquidificador: mil e uma utilidades na cozinha

Os Eletrodomésticos facilitam o preparo das mais diversas receitas.

Todo cozinheiro que se preze não vive sem um item essencial: o liquidificador. O utensílio elétrico facilita a preparação de vários alimentos, tornando mais prático e rápido o trabalho na cozinha. Há muitos anos, era muito difícil cortar alimentos em pedaços pequenos e obter uma mistura perfeita com outros ingredientes.

Poucos estabelecimentos possuíam um aparelho similar para esse fim. Mas desde que o liquidificador foi adaptado para uso doméstico, ele é utilizado diariamente na maioria dos lares para picar, triturar e transformar os alimentos em mousses ou líquidos homogêneos. Da vitamina das crianças à sobremesa do almoço, da sopa do jantar ao bolo de aniversário, tudo é feito em poucos minutos com a ajuda de aparelhos eletroportáteis como esse.

Potência

A força do motor do liquidificador é muito importante na condução das receitas. Há modelos para todas as necessidades, que variam de 350 a 750 W. No preparo de substâncias líquidas ou cremosas, como sucos, iogurtes, milk shakes ou smoothies, não é necessária a utilização de uma grande potência. Já para triturar gelo, é preciso que o aparelho tenha lâminas de boa qualidade e força no motor.

Filtragem e velocidade

Além do design arrojado, diversos modelos de liquidificadores já possuem um filtro integrado à tampa da jarra, que funciona como um coador. O acessório facilita especialmente a preparação de sucos e vitaminas, pois permite coá-los ainda dentro do aparelho, separando semente e bagaço e permitindo que apenas a parte líquida seja armazenada dentro do copo, que pode ser de vidro, plástico ou inox.

Na hora de escolher o liquidificador, também é bom estar atento às velocidades disponíveis. Dependendo do ingrediente inserido em seu interior, é necessária uma potência mais fraca ou mais intensa. Algumas receitas orientam ainda a mudança de velocidade durante o processo de mistura. É ideal que o aparelho tenha ao menos 3 opções de velocidade.
Muitos aparelhos têm também a função pulsar, bastante útil para quebrar alimentos sólidos. Mas vale lembrar que é imprescindível cortá-los em pedaços menores antes de acionar as lâminas. Se for um legume de consistência mais densa, como a cenoura, é recomendado picá-lo de forma grosseira e ir inserindo aos poucos dentro do copo. Isso evita forçar o motor e ajuda a preservá-lo em perfeitas condições.

Limpeza e conservação

Os liquidificadores modernos têm suas partes e acessórios removíveis, por isso, o processo de limpeza costuma ser realizado sem dificuldades. Deve-se lavar copo, filtro e tampa utilizando um detergente neutro e enxaguar. Antes de limpar a base, é preciso retirar o aparelho da tomada. A peça deve ser higienizada apenas com o auxílio de um pano úmido, evitando o uso de produtos abrasivos ou palhas de aço, os quais podem danificar sua aparência.

Se os resíduos gordurosos não saírem na lavagem normal, a dica é banhar as peças com água quente algumas vezes, até que estejam 100% limpas. Muitos modelos de liquidificador têm a função autoclean. Nesse caso, basta colocar um pouco de água com sabão líquido até a altura indicada pelo fabricante no copo e pressionar a opção pulsar 2 ou 3 vezes.

Conheça Algumas Marcas Conhecidas no Buscapé: Liquidificador

0 comentários: